Com os Salesianos

O encontro com os salesianos decorreu na Basílica de Maria Auxiliadora. Acolhido por milhares de salesianos em festa, Francisco fez questão de colocar um ramo de flores em cima do altar principal. O Papa pôs de lado o discurso previamente preparado, entregando-o ao Superior Geral “para depois fazer chegar à grande família salesiana”. Francisco mostrou-se profundamente conhecedor do carisma salesiano, uma vez que os seus pais tinham como referência um sacerdote salesiano que os casou e baptizou os filhos.
Bergoglio confidenciou que foi esse mesmo padre salesiano quem o orientou na vocação e elogiou o papel e atenção dos “filhos de D. Bosco” que sempre acompanharam a juventude mais abandonada, criando os “oratórios” (locais de desporto e actividades ao ar livre junto à paróquia). No caso concreto do bairro de Buenos Aires onde vivia, foi o salesiano Padre Lorenzo, quem fundou o seu clube – “o mais famoso clube da Argentina”, disse o Papa – para “ajudar os jovens a criarem espírito de equipa e saírem da vida que levavam”.

Plano Pastoral

Vaticano