Plano Pastoral 2017-2020 - Introdução

DIOCESE DE COIMBRA

PLANO PASTORAL
2017-2020

«Aproximai-vos do Senhor» (1Pe 2,4)

VISÃO

Alicerçados em cristo, formamos uma comunidade de discípulos para o anúncio do evangelho

MISSÃO

Diocese de Coimbra: comunidade que vive a fé e anuncia o evangelho como caminho do encontro pessoal com cristo, único salvador, e com a sua igreja

ITINERÁRIO SEGUIDO PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO PASTORAL

O presente plano é fruto da avaliação do anterior (2013-2016) e das propostas feitas pelas comunidades cristãs da diocese, numa dinâmica sinodal.

Em consonância com essas propostas definiram-se objetivos e estratégias para o próximo triénio (2017-2020).

Da avaliação feita torna-se evidente uma significativa diversidade das situações locais, nesse sentido, este plano assume a Unidade Pastoral como a base da organização pastoral.

Consequentemente, propõe-se que o pároco com a Equipa de Animação Pastoral, ouvido o Conselho Pastoral da Unidade, elabore o programa das atividades que concretizam os objetivos deste Plano Pastoral Diocesano.

Sugere-se que o programa das atividades, no início de cada ano, e avaliação do mesmo, no final, seja partilhado no Conselho Pastoral do Arciprestado e enviado ao Bispo Diocesano, reforçando a comunhão e o dinamismo sinodal da Igreja Local.